MODINHAS - CANÇÕES PORTUGUESAS DOS SÉCULOS 18 E 19
Modinhas - Canções Portuguesas dos séculos 18 e 19 tem por base um trabalho de investigação de repertório português, para canto e instrumento de tecla, dos séculos 18 e 19. O nosso objetivo é a divulgação e preservação do património cultural português.
BIOGRAFIAS
Liliana Coelho
Natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Terminou a licenciatura em Canto com distinção na ESMAE. Fez o Mestrado na área do ensino do Canto na Universidade de Aveiro e defendeu em dissertação Da Inserção do Canto no Ensino Básico em Portugal. Fez Pós-Graduação em Canto na Classe da Professora Fernanda Correia.
Fez a sua estreia em ópera com a Cousinière em «O rouxinol» de Stravinsky, interpretou também: a Fúria de «L’ ivrogne corrigé» de Gluck, Elle em «La Voix Humaine» de Poulenc, Hoodpeecker em «A raposinha matreira» Janacek, Vespina em «La Spinalba» de Francisco António de Almeida, Cherubino e Susanna em "As bodas de Fígaro" de Mozart, Duquesa em «A bela adormecida» de Respighi e Lucy da Opera Dreigroschenoper de Kurt Weill.
No domínio da oratória interpretou: Chichester Psalms de Leonard Bernstein, Gloria de Vivaldi, La Giuditta de Francisco António de Almeida, Gloria a 7 voci de Monteverdi, Magnificat de J. S. Bach, Gloria e Magnificat de A. Vivaldi, Requiem de Mozart, Te Deum de Charpentier, o Requiem de Fauré integrado no Ciclo Coral-Sinfónico de Amorim, Paixão Segundo S. João de Joaquim dos Santos e o Stabat Mater de Pergolesi.
Colaborou por diversas ocasiões com a Orquestra do Norte, Sinfonieta ESMAE, Orquestra de Câmara de Braga, Remix, Remix Barroco, Orquestra Filarmonia das Beiras e com a Orquestra Nacional do Porto é de destacar a interpretação da 4ª Sinfonia de Mahler, a 3ª Sinfonia de Carl Nielsen e o Anjo Gabriel / Eva na "Criação" de J. Haydn.
Foi membro do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto. Fez a estreia absoluta do ciclo “Os frutos dos Anjos” de Nuno Corte Real, uma encomenda Casa da Música.
Apresenta-se com regularidade, dentro e fora de Portugal no formato de recital e masterclasse com o pianista David Ferreira.
Trabalha com Isabel Calado na divulgação de repertório português dos séculos 18 e primeira metade do século 19 tendo apresentado este projeto em vários concertos em Portugal, Espanha, França e Brasil.
Leciona no Conservatório de Música do Porto.
Isabel Calado
Intérprete de cravo, clavicórdio e pianoforte. Apresenta-se regularmente, como solista e integrada em vários grupos de música de câmara e orquestras, em concertos em vários países europeus, como Portugal, Espanha, França e Reino Unido, nos Estados Unidos, no Brasil, em Singapura e no Japão. Das orquestras com as quais trabalhou destacam-se a Orquestra do Algarve, a Orquestra Barroca de Nagoya, a Orquestra Com.Cordas e a Orquestra do Norte – além da interpretação do cravo, dirigiu esta orquestra em concertos em 2015. Dos grupos de música de câmara com os quais trabalhou destacam-se o Musica et Tempora, o Ensamble dos Biscaínhos e a parceria de longa data com o tenor, residente no Reino Unido, Márcio da Rosa.
A sua discografia a solo inclui: Toccatas, Sonatas e Minuetos de Autores Portugueses do século XVIII, Huitiéme et Douziéme Ordres de F. Couperin, Sonatas Prussianas de C. P. E. Bach, gravados pelos Estúdios Rangel, Porto, Probestücke de C. P. E. Bach, Quatre Suites de Pièces de Clavecin de J. B. de Boismortier e Obras para instrumento de tecla em três cidades de Portugal. Também gravou Sonatas de D. Scarlatti no único cravo português original de 1758 da autoria de J. Antunes que se encontra no Museu da Música em Lisboa, Portugal, no âmbito do projeto internacional Maratona Scarlatti. Em 2017 lançou o CD Canções Populares Portuguesas em parceria com o tenor Márcio da Rosa e o segundo CD em 2019 e o terceiro em 2023. Publicou o CD Modinhas em parceria com a soprano Iria Perestrelo. Em 2022 lançou o CD É Amor a Lei Suave em parceria com a soprano Liliana Coelho.
Em 2021 publicou o primeiro livro de peças fáceis para cravo, edições AVA.
Paralelamente à atividade performativa, leciona cravo e baixo contínuo no Conservatório de Música do Porto. Leciona Masterclass de cravo e música de câmara anualmente em Nagoya, Japão, desde 2015.
Relativamente à sua formação: iniciou o estudo do cravo na escola onde atualmente leciona, o Conservatório de Música do Porto; concluiu a licenciatura bietápica em Música, variante instrumento e ramo cravo na Escola Superior de Música de Lisboa em 2006, o Mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes da Universidade Católica, polo da Foz no Porto em 2011 e o Doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2016.
Recebeu em 2005 um prémio de mérito atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
É médica, licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Patologia Clínica.